segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O Senhor guardará

“O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Sl 121.8)
O Salmo 121 era um dos 15 cânticos que faziam parte do hinário dos judeus, utilizado em suas caravanas em direção à capital Jerusalém, a fim de participar da adoração no Templo. Normalmente essa peregrinação acontecia nas festas nacio­nais, celebrações instituídas por Deus e que duravam uma semana. O Evangelho de Lucas relata que a família de Jesus participava anualmente da caravana Nazaré-Jerusalém, para a Festa da Páscoa (Lc 2.41-52).

Peregrinação é um tema muito forte na Bíblia. As Escrituras nos descrevem algumas vezes como peregrinos e forasteiros nessa terra, de passagem, aguardando uma pátria superior (Sl 119.19; At 13.17; Hb 11.8-10; 1 Pe 1.17). Foi assim com o povo de Israel em sua libertação do Egito e em seguida se deslocando para a terra prometida de Canaã, um tipo da libertação do crente do pecado e a sua peregrinação rumo à cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador (novos céus e nova terra).

Num certo sentido, peregrinação é o tema de toda a huma­nidade. Todos estão num tabernáculo (linguagem do apóstolo Pedro ao se referir ao corpo perecível devido ao pecado – 2 Pe 1.12-15) e o deixaremos na morte. Esse é o drama da huma­nidade, a morte que vem pelo pecado, que nada mais é que o terrível retrato de nossa separação de Deus. Graças a Deus por Jesus Cristo, o nosso libertador!

Podemos dizer também que Viçosa-MG lida bem com o tema da peregrinação. A IPV (Igreja Presbiteriana de Viçosa) vive de forma intensa essa realidade de chegadas e despedidas. Um local com muitos estudantes em trânsito, com uma parada longa em Viçosa, porém com a partida certa.

Em todos esses casos, o Salmo 121 é muito apropriado, pois nos lembra de que o Senhor guardará o seu povo em todas as suas peregrinações. Você já parou para pensar o que seria de nós sem a bênção do Senhor? Essa é a boa notícia que encontramos na Bíblia, Deus promete nos proteger em toda a nossa peregrinação, por causa da sua Aliança conosco, realizada em Jesus Cristo e selada pelo Espírito Santo em nós.

Lembre-se, “não dormitará aquele que te guarda” (Sl 121.3b).