terça-feira, 22 de julho de 2014

Quem tem sede de Deus?


Texto bíblico: João 7:37-41

Jesus sempre esteve consciente de quem ele era – Deus encarnado. Jesus é 100% Deus e 100% homem, sem confusão alguma. Mas, para os contemporâneos de Jesus era difícil entender, ou melhor, crer nisso. Nem mesmo os irmãos de Jesus criam nele (Jo 7:5), porque apenas conseguiam ver o Jesus 100% homem. E olha que não faltaram sinais e maravilhas que Jesus operava entre eles (Jo 21:24-25).

Em certa ocasião, Jesus estava numa festa religiosa, conhecida como festa dos tabernáculos, na cidade de Jerusalém. Nessa festa anual, os judeus recordavam de como Deus os havia salvado da escravidão do Egito e os levara para a terra prometida, na terra onde agora eles moravam. Porém, o êxodo do Egito para Canaã demorou 40 anos, todos esses anos vivendo acampado no deserto. A festa lembrava a libertação e o sustento de Deus no deserto, não deixando faltar nem comida e nem água. E olha que eram quase 2 milhões de pessoas para alimentar nessa situação.

No último e grande dia da festa, mais pessoas participavam do cerimonial, e o grande momento acontecia quando os sacerdotes derramavam água sobre o altar, cantando uns para os outros, com alegria tirareis águas das fontes da salvação. O rito comemorava a forma milagrosa como Deus havia dado água para o povo que estava no deserto, tirando água da rocha através do seu servo Moisés (Nm 20:7-11). O povo oferecia orações clamando por chuvas oportunas, ou seja, que Deus os continuasse abençoado, como já fizera antes. Foi neste momento da festa que Jesus se levantou e falou em alta voz pra todos ouvirem: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. 
Enviar um comentário