sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A graça de Deus e o deleite no Senhor


Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.
Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.
Salmo 13.5-6 (NVI)

A doutrina da graça diferencia o Cristianismo das demais religiões. Não fora a revelação de Deus, jamais chegaríamos ao entendimento que o único meio de salvação disponível a nós é pela graça, um favor de Deus ao homem. Compreender a ira de Deus é muito mais fácil que entender o favor de Deus. Não parece absurdo imaginar que Deus está zangado com o pecador e que uma prestação de contas nos aguarda. Mas conceber a ideia de que Deus pode ser compassivo e misericordioso com o pecador, a despeito de seus méritos, é algo compreensivo apenas espiritualmente. Os nossos olhos carnais não conseguem enxergar essa realidade.

O rei Davi conseguiu perceber essa verdade. É por isso que ele é considerado um homem segundo o coração de Deus. Ele percebeu que a sua única segurança era a graça de Deus. Davi não conhecia Jesus, mas conhecia a promessa do Messias, o Cristo. E a sua fé é segura e firme. Eu confio em teu amor. A confiança do rei não era nos seus feitos e poder, mas no amor gracioso de Deus.

E Davi não parou por aí. Dá confiança na graça de Deus ele caminhou em direção ao deleite no Senhor. Autor de 73 Salmos, temos muito a aprender com Davi sobre o desfrutar da presença de Deus. Aprendemos nos Salmos a cultivar a vida devocional, por meio da leitura bíblica, da oração, do louvor de a escuta. Mas o deleite do Senhor não para por aí, ele se estende ao longo do nosso dia, compreendendo que a nossa vida é para a glória de Deus. Os relacionamentos, o trabalho, o lazer, as refeições, os pensamentos, as ações mais ordinárias da vida, tudo isso envolve a glória de Deus. E é tão somente aí que encontraremos o verdadeiro contentamento, conectando a fé com a vida ordinária.


Desfrutar da paz com Deus, por meio da obra redentora de Jesus, em íntima comunhão com o Espírito Santo, é motivo de sobra para cantar tão grande salvação, a despeito das circunstâncias de nossas vidas. Por tudo isso, cultivemos uma vida de devoção a Deus.

Sem comentários: