terça-feira, 22 de julho de 2014

Quem tem sede de Deus?


Texto bíblico: João 7:37-41

Jesus sempre esteve consciente de quem ele era – Deus encarnado. Jesus é 100% Deus e 100% homem, sem confusão alguma. Mas, para os contemporâneos de Jesus era difícil entender, ou melhor, crer nisso. Nem mesmo os irmãos de Jesus criam nele (Jo 7:5), porque apenas conseguiam ver o Jesus 100% homem. E olha que não faltaram sinais e maravilhas que Jesus operava entre eles (Jo 21:24-25).

Em certa ocasião, Jesus estava numa festa religiosa, conhecida como festa dos tabernáculos, na cidade de Jerusalém. Nessa festa anual, os judeus recordavam de como Deus os havia salvado da escravidão do Egito e os levara para a terra prometida, na terra onde agora eles moravam. Porém, o êxodo do Egito para Canaã demorou 40 anos, todos esses anos vivendo acampado no deserto. A festa lembrava a libertação e o sustento de Deus no deserto, não deixando faltar nem comida e nem água. E olha que eram quase 2 milhões de pessoas para alimentar nessa situação.

No último e grande dia da festa, mais pessoas participavam do cerimonial, e o grande momento acontecia quando os sacerdotes derramavam água sobre o altar, cantando uns para os outros, com alegria tirareis águas das fontes da salvação. O rito comemorava a forma milagrosa como Deus havia dado água para o povo que estava no deserto, tirando água da rocha através do seu servo Moisés (Nm 20:7-11). O povo oferecia orações clamando por chuvas oportunas, ou seja, que Deus os continuasse abençoado, como já fizera antes. Foi neste momento da festa que Jesus se levantou e falou em alta voz pra todos ouvirem: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Apegue-se firmemente à mensagem fiel

O jovem pastor Tito havia acompanhado Paulo numa viagem missionária bem sucedida na ilha de Creta, ao sul da Grécia. Muitos haviam se convertido na região, por conta disso o apóstolo deixou seu discípulo ali para discipular os cristãos recém-convertidos e organizar a igreja local.

Para organizar a igreja, Paulo escreveu uma carta para Tito com diversas recomendações à comunidade. No início da carta Paulo apresenta as qualificações necessárias para aqueles que almejam exercer cargos de liderança na comunidade. Os líderes não seriam ‘supercrentes’, mas cristãos com um bom testemunho em casa, na igreja e na sociedade. Uma dessas recomendações é que o líder “apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada” pelos apóstolos, pois só assim será capaz de  encorajar os outros.

É certo que essa recomendação das Escrituras não se aplica apenas aos pastores, presbíteros, diáconos e professores da escola dominical. Antes, esse deve ser o compromisso de todo cristão, comprometer-se com o estudo, prática e ensino do evangelho de Jesus Cristo. Só assim poderemos construir uma comunidade saudável, obediente a Deus, íntegra, com os sentidos aguçados para discernir a verdade da mentira, cheia de vida e com um testemunho vibrante na cidade.


Um desafio prático para cada um de nós é fidelidade na prática devocional, com leitura e meditação da Bíblia. Que o Senhor nos ajude a priorizar essa devoção e organizar a nossa vida para encontrar um bom horário dedicado a ela.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Planos para 2014



Começar um ano novo é muito gostoso. Vários ciclos se renovam e a sensação é que agora as coisas estão em dia, os atrasos ficaram para trás, assim como as metas fracassadas. É tempo de estrear caderno e agenda, novinho, todo em branco, pronto para novos compromissos.

A Bíblia diz que Deus estabeleceu os luminares nos céus para marcar estações, dias e anos (Gênesis 1:14); bem como estabeleceu diversas festas entre o povo de Israel para que parassem um pouco da correria dos afazeres diários, e recordassem a Aliança com Deus. Deus sabe o quanto precisamos dessas paradas e recomeços. Precisamos respirar fundo, renovar os compromissos e a esperança.

É provável que você já tenha uma lista extensa de compromissos para 2014, mas dentre todos os nossos planos, eu acredito que existe uma recomendação do apóstolo Paulo que não deve ficar de fora: “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo” (Filipenses 1:27).

O viver de maneira digna do evangelho não deve estar condicionado à circunstância alguma, pelo contrário, as nossas escolhas é que devem estar condicionadas aos valores do evangelho de Jesus. Talvez esse seja um excelendo princípio para você estabelecer seus compromissos este ano.

Jesus resumiu os seus ensinos em dois mandamentos apenas: 1º amar a Deus sobre todas as coisas e 2º amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22:36-40). Logo, se eu observar essas duas regras básicas eu estarei me comportando como um genuíno cidadão do reino de Deus. É claro que a simplicidade do ensino de Jesus tem seus desdobramentos mais complexos em nosso dia a dia, e com certeza o nosso ego será afrontado minuto após minuto, mas esse continua sendo o único caminho para uma vida com contentamento.

Sugestão de devocional para o início do ano         

Um bom texto para refletirmos sobre a cidadania no reino de Deus é o Sermão do Monte, que está em Mateus 5-7. Lá nós encontramos o que significa ‘viver de maneira digna do evangelho de Cristo’.