domingo, 5 de janeiro de 2014

Planos para 2014



Começar um ano novo é muito gostoso. Vários ciclos se renovam e a sensação é que agora as coisas estão em dia, os atrasos ficaram para trás, assim como as metas fracassadas. É tempo de estrear caderno e agenda, novinho, todo em branco, pronto para novos compromissos.

A Bíblia diz que Deus estabeleceu os luminares nos céus para marcar estações, dias e anos (Gênesis 1:14); bem como estabeleceu diversas festas entre o povo de Israel para que parassem um pouco da correria dos afazeres diários, e recordassem a Aliança com Deus. Deus sabe o quanto precisamos dessas paradas e recomeços. Precisamos respirar fundo, renovar os compromissos e a esperança.

É provável que você já tenha uma lista extensa de compromissos para 2014, mas dentre todos os nossos planos, eu acredito que existe uma recomendação do apóstolo Paulo que não deve ficar de fora: “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo” (Filipenses 1:27).

O viver de maneira digna do evangelho não deve estar condicionado à circunstância alguma, pelo contrário, as nossas escolhas é que devem estar condicionadas aos valores do evangelho de Jesus. Talvez esse seja um excelendo princípio para você estabelecer seus compromissos este ano.

Jesus resumiu os seus ensinos em dois mandamentos apenas: 1º amar a Deus sobre todas as coisas e 2º amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22:36-40). Logo, se eu observar essas duas regras básicas eu estarei me comportando como um genuíno cidadão do reino de Deus. É claro que a simplicidade do ensino de Jesus tem seus desdobramentos mais complexos em nosso dia a dia, e com certeza o nosso ego será afrontado minuto após minuto, mas esse continua sendo o único caminho para uma vida com contentamento.

Sugestão de devocional para o início do ano         

Um bom texto para refletirmos sobre a cidadania no reino de Deus é o Sermão do Monte, que está em Mateus 5-7. Lá nós encontramos o que significa ‘viver de maneira digna do evangelho de Cristo’.
Enviar um comentário