sexta-feira, 7 de julho de 2017

Fixem os seus pensamentos em Jesus!

“Fixem os seus pensamentos em Jesus” (Hb 3.1).

Certa vez, li um artigo do pastor e teólogo John Stott me advertindo que a batalha da santidade se travava na mente. E é a mais pura verdade! Paulo nos adverte a manter o pensamento nas coisas lá do alto (Cl 3.2) e, mais, que o nosso pensamento deve ser povoado por aquilo que é verdadeiro, “tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor” (Fp 4.8).

Se eu quero viver uma vida que agrade a Deus, o caminho é “levar cativo todo pensamento” ao senhorio de Jesus Cristo (2Co 10.5), pois, assim, não apenas os meus impulsos pecaminosos serão dominados, mas também as afeições santas começarão a brotar dentro de mim. O autor de Hebreus nos exorta a fixar e não deixar “ao léu” os nossos pensamentos. A ideia é de sobriedade, prontidão e disciplina. Um exercício devocional que deve nos acompanhar por todas as horas do dia, por toda a vida. Essa tensão se dá porque vivemos rodeados pelo pecado, sobre assédios e tentações tais que, nos momentos de distração, parecem-nos irresistíveis.

Porém, se mantivermos os nossos olhos fitos em Jesus e desenvolvermos o hábito de pensar naquilo que fortalece a nossa fé e perseverança, é certo que alguns alvos mudarão rapidamente em nossa vida. Talvez um desses alvos, tão salutares à vida cristã, seja buscado: “Continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se” (Ap 22.11).

A recomendação bíblica que recai sobre essa disciplina cristã é a de que ela seja não apenas uma atitude individual, mas também comunitária. Podemos e devemos nos exercitar juntos o foco em Jesus – em levar nossos pensamentos cativos ao senhorio de Jesus Cristo, em nos desvincular das mentiras desse mundo, sejam elas na forma de tentações, tristezas, desesperanças, sejam ideologias ou sofismas que encontrarmos pelo caminho.


Será muito mais fácil fazê-lo em comunidade. Sendo assim, o imperativo é para toda a comunidade: “Fixem os seus pensamentos em Jesus”. E queremos estender esse convite aos estudantes que regressam a Viçosa para o período letivo e aos calouros que estão chegando. Venham caminhar conosco focados em Jesus, na sua obra redentiva e desfrutar de todas as bênçãos espirituais das regiões celestiais que ele deixou ao nosso dispor.

Sem comentários: